sexta-feira, 15 de maio de 2009

SERINGUEIRA: DA EXPLORAÇÃO A EXTINÇÃO


Equipe: Alcicleide Almeida, Aryene de Castro, Erilane Facunda,Gibran Rezala, Izolda Pontes e
Jorge Miguel


SERINGUEIRA
Da exploração a extinção


A borracha começou a despertar o interesse mundial a partir de 1762, quando o botânico Fuset AubleyI descreveu a Havea brasiliensis e nesse mesmo ano, Fresneau, depois de haver pesquisado durante cerca de 20 anos a liquefação do produto coagulado, comunicou ao governo francês o fato de ter conseguido dissolvê-lo em terebentina.
Depois de 1845, quando a vulcanização propiciou uma maior comercialização da borracha, o volume de exportação desse produto, na Amazônia, passou a aumentar. Devido esse crescimento sua importância para a crescente indústria automobilística, seu cultivo homogêneo em larga escala foi tentado pela companhia FORD em Fordlândia (1928) e Belterra (1934), ambas no estado do Pará. Mas devido a incidência do fungo Microcyclus ulei , causador do mal da folhas, que dizimava as plantas, os empreendimentos foram abandonados .
No final dos anos 30, o Brasil se envolveu nos esforços de guerra ao lado dos aliados e assumiu a obrigação de garantir o fornecimento de borracha natural. A atividade de produção de borracha natural extrativa na Amazônia tende a desaparecer devido à competição quer seja pelos substitutivos sintéticos que seja pelos plantios racionais em áreas livres do ataque do mal -das- folhas.


SERINGUEIRA


Seringueira é uma árvore da família das Euphorbiaceae (Hevea brasiliensis) de folhas compostas, flores pequeninas e reunidas em amplas panículas, com fruto em uma grande cápsula com sementes ricas em óleo, cuja madeira é branca e leve, e de cujo látex se fabrica a borracha. Foi introduzida na Bahia por volta de 1906.
É uma árvore originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, onde existia em abundância e com exclusividade, características que geraram o extrativismo e o ciclo da borracha, período da história brasileira de muita riqueza e pujança para a região amazônica, até que grandes hortos fossem plantados para fins de exploração, por ingleses, no continente africano tropical, na Malásia e no Sri Lanka. Dela podemos retirar o látex, para fazer a borracha e outras utilidades.
Em 1830 a exploração da seringueira em Manaus-AM aumentou muito, para fazer-se uma idéia, nessa época (1830) a população de Manaus era de 3.000 habitantes, com a exploração da planta, muitos imigrantes vinham para cá, assim, a população aumentou em 1880 para 50.000 habitantes, em 50 anos.
Um exemplo dessa riqueza, é o teatro de Manaus, Teatro Amazonas, que é construído com muito luxo, e suas ruas aos redores, são calçadas com borracha, para que as carruagens que passam na frente não fazerem barulho e atrapalhar o espetáculo que está à ocorrer.
Em 1906 já estava sendo exportadas mais de 80.000 toneladas de látex para todo o mundo, entretanto, nesta mesma época, um inglês chamado Henry Wickman, começou a contrabandear sementes de seringueira do Brasil, para a Malásia (situada no continente asiático), que começou a produzir mais que Manaus, o que fez com que a riqueza aqui diminuísse muito.


EXTRATIVISMO


Há sangria é a etapa mais importante da vida útil do seringal, uma vez que trata da extração do produto final. Abertura de painel deve ser feita quando cerca de 50% das plantas apresentarem circunferência igual ou superior a 45 cm a altura de 1,5 acima do solo. Atualmente há vários sistemas de exploração em uso, sendo que, na escolha, deve-se levar em consideração o clone, a fase de exploração e as condições ambientais. A fim de se obter um maior rendimento da mão-de-obra e aproveitar o potencial máximo de produção das plantas, deve-se empregar sistemas com freqüência reduzida de sangria e estimulação.


ECONOMIA


A importância econômica e industrial da borracha natural fazia da seringueira uma árvore estratégica, sendo cobiçada pelos ingleses que levaram as sementes e plantaram nas suas colônias na Ásia.
Na Ásia a seringueira foi cultivada como uma espécie comercial, diferentemente do Brasil, onde estava em seu habitat natural. Portanto, enquanto o sistema de produção brasileiro era o extrativismo, o asiático se baseava na exploração comercial. Esse foi o principal fator de sucesso da produção de borracha na Ásia. Além desse aspecto agronômico, na Ásia não existia o fungo causador do mal das folhas (Microcyclus ulei), que é uma das doenças mais comuns dos seringais - sobretudo na Amazônia.
O Brasil começou a perder credibilidade no mercado mundial, não conseguia competir com a Ásia, pois as árvores que são plantadas nos solos brasileiros sofrem com o mal das folhas.
O governo insistia na extração de borracha na região Amazônica, investindo dinheiro para substituição do sistema de produção. Mas, quase todas as tentativas de cultivo da seringueira na Amazônia fracassaram devido o fungo microcyclus.
O impacto na economia extrativista da Amazônia foi muito forte. As tensões cresceram entre produtores e seringueiros.


PRODUTO


O látex é uma secreção esbranquiçada, raramente amarelada, produzida por algumas plantas como a papoula e a seringueira quando seus caules são feridos e que tem a função de, uma vez consolidada com a oxidação, provocar a cicatrização do tecido lesado, por onde fluiu.
Largamente utilizado pela indústria para confecção de luvas e drenos cirúrgicos, é um material que pode causar processos alérgicos (dermatite de contato) de intensidade variável.
As principais características da borracha natural que a tornam uma excelente matéria-prima para setores tão variados são: elasticidade, flexibilidade, resistência à abrasão e à corrosão, impermeabilidade e fácil adesão a tecidos e ao aço.
A cadeia agroindustrial da borracha natural é composta por:
Segmento de insumos e serviços
- máquinas e equipamentos;
- assistência técnica;

segmento produtivo
- produção e extração do látex virgem;
- beneficiamento da borracha natural;

segmento consumidor
- indústria pesada (pneumáticos);
- indústria leve (artefatos);

segmento distribuidor:
- atacadistas e varejistas (de pneus e artefatos);
- recauchutagens;
- borracharias;

A indústria de artefatos, por sua vez, abrange diversos setores:-
-hospitalar/farmacêutico: catéteres, luvas cirúrgicas, tubos, preservativos, próteses, etc;
- brinquedos: balões, máscaras, bonecos;
- vestuário: tecidos emborrachados, meias, elásticos;
- calçados: solados, adesivos, etc;
- construção civil: pisos e revestimentos de borracha, placas, vedantes, etc.
- maquinário agrícola e industrial: revestimentos internos de cilindros, artigos prensados e peças em geral;
- auto-peças: câmaras de ar, batedores, coxins, guarnições, retentores, camel back (para recauchutagem), correias transportadoras, etc.


EXTINÇÃO DA ÁRVORE


O Brasil só começou a acreditar na borracha quando descobriu que poderia cultivar a seringueira fora da região amazônica, escapando do mal-das-folhas e utilizando modernas técnicas agronômicas.
Com o tempo os agricultores e pesquisadores começaram a levar a seringueira para regiões localizadas mais ao sul do país. Além disso, todas as políticas públicas, que sempre foram destinadas exclusivamente à borracha da Amazônia, passaram a contemplar, igualmente, as iniciativas de cultivo em outras regiões. Mas isso só começou a ocorrer nas décadas de 1970 e 1980.
As regiões Sudeste e Centro Oeste do Brasil têm ótimas condições de cultivo, particularmente nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Espírito Santo.
Nessas regiões, há mão-de-obra especializada e maior volume de capital para investimento em tecnologia. Além disso, a maioria das indústrias consumidoras está ali instalada, reduzindo os custos logísticos com o transporte da matéria-prima. O clima apresenta-se adequado para a seringueira, que perde suas folhas na estação seca, cortando o ciclo do fungo causador do mal-das-folhas e, conseqüentemente, mantendo as árvores sadias.
Apesar de todos os desafios, o cultivo da seringueira no Brasil está se estabelecendo como uma atividade lucrativa e sustentável. A produção ainda é pequena, mas cresce substancialmente a cada ano.
A indústria de beneficiamento de borracha passou por um forte período de modernização a partir de 1996, conseguindo produzir borrachas de elevado padrão de qualidade.
As perspectivas de crescimento da produção de borracha natural no Brasil são muito positivas. Espera-se que dentro de alguns anos o país possa, pelo menos, suprir as necessidades da indústria nacional.
A seringueira também ganha destaque nas discussões sobre efeito estufa e aquecimento global, uma vez que estudos mostram que a árvore pode fixar carbono e, desta forma, contribuir para a redução dos gases de efeito estufa.
Além disso, a Hevea brasiliensis é uma espécie apta à reposição florestal e sua madeira pode ser comercialmente explorada.
No Amazonas o Programa de Pesquisa da Seringueira, da Embrapa ( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), tem avaliado o desempenho da produção de borracha natural a partir dos clones de painel utilizando as técnicas da enxertia de clones de copa resistentes. Os clones de copa foram desenvolvidos por meio da seleção e de cruzamento controlados entre outras espécies de seringueira resistentes ao mal-das-folhas, com destaque a Hevea guianensis var marginata, Hevea paucifora e Hevea rigidifolia.


PING-PONG


Em razão da alta suscetibilidade da seringueira ao fungo causador do mal das folhas, a EMBRAPA ( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolve no território, projeto de pesquisa realizando mutações para combater o inimigo número um da Hevea brasiliensis.
O pesquisador José Roberto Fontes, concedeu uma entrevista para a revista ECOARTE falando um pouco dessa pesquisa realizada.


Ecoarte: Quais as características da borracha natural e da borracha sintética?
José Roberto Fontes: A seringueira Hevea brasiliensis é a principal espécie vegetal que produz borracha natural. Existe a produção de borracha sintética que é derivada de petróleo e a borracha natural que é produzida pela seringueira. A borracha natural tem algumas características, algumas qualidades industriais que a borracha sintética não tem, por exemplo, o pneu de aviação de altíssima resistência a pressão, a impacto, porque uns aviões desses aí, jatos comerciais pesa 90 toneladas, 50 toneladas dependem da carga que transportam. Um pneu desses quando batem no solo podem estourar então a borracha natural é um dos poucos compostos que tem essa característica de resistir à pressão. Luva cirúrgica também, preservativos, látex natural tem algumas qualidades que permitem que sejam feitas vários tipos de produtos industrializados.


Ecoarte: Qual o maior País produtor de borracha natural atualmente?
Fontes: Os maiores países de borracha natural, atualmente estão situados na Ásia. Principalmente Malásia, Indonésia e Tailândia. Na índia tem apresentado um crescimento expressivo tanto na área plantada com seringueira, quanto na parte de produção. E tantos outros países estão se dedicando ao plantio, Vietnã e China.


Ecoarte: Hoje ainda existem seringueiros?
Fontes: Segundo a Secretaria de Produção Rural do governo do estado (SEPROR- AM) tem um programa de fomento da produção e ano passado foi informado que existia cerca de 2.300 à 2.400 seringueiros assistidos por esse programa.


Ecoarte: Em sua opinião como pesquisador, o número de seringueiros está dentro de um nível padrão? Está acima ou abaixo?
Fontes: Na realidade deve existir muito mais seringueiro fazendo a extração do látex, eu não tenho essa informação para dar, porém deve haver alguma dificuldade em atender a todo. Pense em um estado desse tamanho, tem seringueiro lá no Juruá, no alto Purus, alto Solimões então muitos espalhados. Na Calha do Madeira também tem seringueiro e em direção do Pará. São informações nós não temos devido à falta de acesso.


Ecoarte: Como está a produção de seringa e a exportação atualmente?
Fontes: Hoje, o Brasil praticamente importa 2/3 do que consome. O nosso consumo atualmente esta na faixa de 340 mil toneladas de borracha natural por ano. É a gente produz em média 120 mil toneladas de borracha por ano. Ou seja, temos que importar cerca de 65% do que consome. É perda de divisa porque estamos deixando de produzir aqui e temos que gastar pagar em dólar para produzir.


Ecoarte: Existe algum projeto da Embrapa para valorizar mais a seringa?
Fontes: A Embrapa foi criada aqui em Manaus como centro nacional de pesquisa de seringueira em 1974, justamente pra concentrar pesquisadores e esforços de pesquisa para gera resultados que possibilita-se o aumento da produção e do plantio racional das seringueiras.


Ecoarte: Esse projeto esta trazendo os resultados que eram aguardados?
Fontes: A seringueira era atacada por um fungo que se chama mal das folhas essa doença provoca a queda das folhas, a planta tenta se reifolhar novamente e é atacada de novo, com isso, o fungo acaba matando a árvore com isso pensou-se então na possibilidade de fazer o cultivo empregando a técnica da enxertia de copa resistente. Que é a substituição da copa própria do clone de painel por um clone de copa que é tolerante e resistente ao mal das folhas.

3 comentários:

  1. Gostaria de um email de um dos componentes da equipe do bioreporter para contato.
    Grata.

    ResponderExcluir
  2. Tenho quatro pes de seringueira no meu terreno elas tem mais ou menos 18 anos e fica em Unai Mg. gostaria de trocar assuntos, pois gostaria de plantar 30 ha dessa arvore e gostaria de saber quanto que vai me render de lucro na extracao por ha.

    ResponderExcluir
  3. Iso nao me ajudou eu nao gostei desse blog nojento cu meu saco ta fedendo

    ResponderExcluir