sexta-feira, 15 de maio de 2009

Curiosidades

  • O solo amazônico é bastante pobre, contendo apenas uma fina camada de nutrientes. Apesar disso, a flora e fauna mantêm-se, em virtude do estado de equilíbrio (clímax) atingido pelo ecossistema. O aproveitamento de recursos é ótimo, havendo mínimo de perdas.
  • O ecossistema da Amazônia chamado Várzea são áreas periodicamente inundadas pelas águas brancas ou turvas de rios, como o Solimões, o Amazonas ou o Madeira. Estes rios percorrem terras ricas em minerais e suspensões orgânicas. A fertilidade destas águas brancas e dos solos aluvionares trazidos pelas mesmas, faz com que a flora e a fauna desta parte da Amazônia seja uma das mais ricas e produtivas.
  • A grande diversidade geológica da Amazônia, aliada ao relevo diferenciado, resultou na formação das mais variadas classes de solo, sob a influência das grandes temperaturas e precipitações, características do clima equatorial quente superúmido e úmido. Contudo, a fertilidade natural dos solos é baixa, em contraste com a exuberância das florestas ombrófilas (úmidas) que nelas se desenvolvem.
  • As queimadas trazem consigo diversos problemas para o solo com não permitir que a chuva entre no solo. Sendo assim, deixando de abastecer os lençóis subterrâneos de água, responsáveis pela alimentação de nascentes, rios, cisternas e poços. Além de favorecer os ataques de pragas e doenças, que causam muitos problemas às plantações.





Equipe: Conhecimento em Foco
Integrantes: José Américo Viana, Samuel Magalhães, Taniamara Freitas e Tuanny Lima.
Turma CJN05S1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário