sexta-feira, 15 de maio de 2009

Especial - Desmatamento e queimada prejudicam a agropecuária na Amazônia

O desaparecimento de florestas tropicais, acompanhado de acelerados processos de perda de solo e de matéria orgânica tem crescido devido o avanço de desmatamento e queimadas.


O desmatamento e as queimadas na Amazônia não são ameaças só ao clima do planeta, o uso do fogo está alterando o ciclo de nutrientes no solo da floresta, com impactos negativos tanto para o crescimento da mata quanto para a agropecuária. Devido ciclos repetidos de queimadas, a quantidade de fósforo e nitrogênio no solo diminui, visto que, ambos os elementos são fundamentais para as plantas. O fogo é extensivamente usado para limpar áreas nas quais a floresta foi derrubada, ele diminui a fertilidade dos solos fazendo com que as florestas que brotam em lugares queimados repetidas vezes, cresçam mais devagar.
De acordo com o pesquisador e doutor na área de solos e plantas, Paulo Cezar Teixeira, isso ocorre devido à agricultura tradicional da Amazônia ser derruba e queimada. “Quando o agricultor queima, alguns nutrientes são perdidos na atmosfera e viram gás sem utilidade, já no processo natural de decomposição da matéria orgânica, digamos assim, serviriam de decompostos e seriam absorvidas pelas raízes das plantas servindo de alimento as mesmas”, afirma o doutor.
Uma das culturas agrícolas mais tradicionais no estado do Amazonas é o de plantar macaxeira e mandioca, após a queima. A mandioca é uma cultura que não cobre muito o solo, fazendo assim com que ele fique exposto, como a nossa região recebe todos os anos uma grande quantidade de chuvas, muitas vezes elas acabam lavando os solos fazendo com que os mesmos percam parte dos nutrientes deixados ali em forma de cinzas.
A queima ocorre superficialmente, visto que, o solo permanece com uma camada de matéria orgânica, até mais ou menos 5 cm de profundidade. Devido a isso, o agricultor planta no primeiro ano e produz bem na terra firme, conforme o tempo passa sua produção diminui, pois no primeiro ano as culturas se beneficiam da queima, só que ao decorrer dos anos isso acaba, fazendo com que o agricultor produza pouco e abandone a terra.
Quando ele abandona o plantio acontece à capoeira, terreno onde o mato foi roçado e/ou queimado para cultivo da terra, pois ela é adaptada aquele solo. Então a capoeira vai crescendo lentamente fazendo com que o ciclo volte deixando suas folhas caírem e formando um pouco mais de matéria orgânica, vale ressaltar, que aquele solo nunca mais será o mesmo, poderá sim produzir novamente, mas não com a mesma capacidade de produção inicial.
O que pode ser feito para que esse solo possa produzir ao longo dos anos segundo Paulo Cezar é o manejo do mesmo. ”A falta de conhecimento técnico e renda da parte do agricultor acaba fazendo com que ele empobreça o solo, falando em relação à terra firme, pois para que ele maneje melhor o mesmo seria necessário um aporte de tecnologia de insumo de calcário, de adubo que são muito caros”, diz Cezar acrescentando que fazer agricultura no Amazonas não é impossível e sim difícil devido à renda e os gastos.




O fogo queima vidas. Evite as queimadas

Recomendações para plantar sem queimar:

Ø As queimadas ressecam o solo e acabam provocando o surgimento da erosão, que enche de terra os rios e os lagos. O resultado é que muitos cursos d'água chegam a desaparecer. As queimadas provocam a destruição da cobertura vegetal, que amortece a força da chuva através das árvores. Devido a isso, a água carrega a terra fértil para os rios e abre buracos no solo.

Ø As queimadas provocam perda de produtividade do solo. Ano a ano, as lavouras passam a produzir menos e as pastagens ficam mais fracas. Quando se queima para plantar, a primeira safra é boa. A partir da segunda, os problemas começam a aparecer.

Ø As queimadas provocam maiores despesas para o produtor, já que acaba com a composição do solo. Queimando, o solo passa a exigir grande quantidade de adubo.

Ø As queimadas não permitem que a chuva entre no solo. Com isso, deixa de abastecer os lençóis subterrâneos de água, responsáveis pela alimentação de nascentes, rios, cisternas e poços.

Ø As queimadas favorecem os ataques de pragas e doenças que causam muitos problemas às plantações.

Ø As queimadas acabam com os insetos, as aves e os pequenos animais que fazem parte do ciclo da natureza. A temperatura do solo queimado chega até 650 graus centígrados. Não há vida que resista.

Para plantar, sem queimar, é fácil, basta seguir algumas regras:

Ø Verificar se o solo é apropriado.

Ø Depois, roçar os arbustos e derrubar as árvores pequenas e médias, preservando as árvores maiores. A seguir, picar as árvores derrubadas.

Ø Aproveitar a madeira picada, para fazer construções diversas, como casa, cerca paiol, etc. Com esses cuidados, a terra está pronta para plantar, com muito maior produtividade, por 20 anos ou mais.

Ø Principais recomendações para a realização de queimadas:

Ø Construir aceiro em torno da área a ser queimada, que deve ter, no mínimo, 03 (três) metros de largura (essa largura deve ser duplicada nos casos de áreas florestais, de vegetação natural, de preservação permanente e das protegidas pelo Poder Público).

Ø Providenciar pessoal treinado, com equipamentos apropriados, para atuar no local da queima, evitando que o fogo passe dos limites estabelecidos. E avisar aos vizinhos a data e a hora de realização da queima.

Este boxe foi elabora com base no Departamento de Estradas de Rodagem
do Estado de Minas Gerais (DER-MG).





Equipe: Conhecimento em Foco
Integrantes: José Américo Viana, Samuel Magalhães, Taniamara Freitas e Tuanny Lima.
Turma CJN05S1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário